Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Meu hamster desde o nascimento ate o dia de vender

Recem nascido

com 1 dia

aqui eles com 2 dias. 
com 3 dias
aqui ele tem 4 dias ja :)
aki com 5 dias 
aki com 6 
Aki ele com 7 dias

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Caso voce queira fazer um calendario de criaçao ta ai:

Cruzas Hamster  Idade  Raça  Acasalamento   numero de filhotes Dia do nascimento Proximo acasalamento:
Casal:   Belinha   ?????    Sirio        12/6/2013                 Quatorze        30/6/2013                  11/7/2013
    Bolinha   ?????    Sirio        12/6/2013                 Quatorze        30/6/2013                  11/7/2013
                                (pelos longos)



ou assim:


          1         2          3           4        5         6          7
          8         9         10         11      12       13         14 
          15       16        17        18      19        20         21
          22       23         24        25      26       27         28
          29       30        31

12 acasalamento

30 nascimento
ok vlw ate mais  :)

domingo, 30 de junho de 2013

Ciclo de vida dos hamsters desde bebes


1°dia*--------* Cegos, surdos, pele um pouco transparente, sem pelo e com minusculos dentes.
3°dia*--------* A pele começa ganhar pigmentação (cor).
6°dia*--------* Começam a crescer os pêlos.
7°dia*--------* Começam a comer pouco.
12°dia*-------* Começam a andar pela gaiola (pode acontecer antes)
16°dia*-------* Abrem os olhos e andam mais pela gaiola.
21°dia*-------* Se tornam independentes.

Gentee minha hamster criooo

Ela deu cria nao sei que horas, agora que acordei eu vi.
Mais to feliiiiizz \0/
Agora tem foto olha eles e eu contei, tem 14 por enquanto..

sábado, 29 de junho de 2013

Riscos da Gestação para as Porquinhas-da-índia

A maior parte das lojas de animais tem a má prática de deixarem machos e fêmeas em idade fértil ficarem juntos no mesmo cercado, enquanto aguardam um cliente e dono amoroso comprá-los. Também na maioria das lojas não há pessoas que saibam efetuar a sexagem (identificação do sexo) dos porquinhos em exposição, e acabam vendendo ao cliente desavisado um casal prolífero ao invés de companheirinhos do mesmo sexo.    

Daí então, você os leva para casa e quando se dá conta, tem em suas mãos uma porquinha precocemente emprenhada!
  
Porquinhos-da-índia machos são férteis após 21 dias de vida, por isso, com essa idade são desmamados e separados das fêmeas... 
As fêmeas também são desmamadas aos 21 dias e férteis após quatro semanas de vida. O cio dura de 15 a 17 dias. O período completo de gestação leva de 59 a 72 dias dependendo do tamanho da fêmea e dos fetos, mas o período gestacional médio é de 63 a 68 dias. A cada gestação podem nascer de 1 a 7 bebês. É mais frequente nascerem 3. Poucas horas após o parto, as fêmeas podem entrar novamente no cio!
  


Será que sua porquinha está prenhe? Quais os riscos da gestação?

 
A maioria das porquinhas-da-índia prenhes, com acompanhamento veterinário e gestação planejada levam a gravidez até o final e parem bebês saudáveis e normais. A probabilidade dela morrer por complicações na gestação e no pós-parto é de 20%.  


Por isso é imprescindível tomar todos os cuidados durante o período pré-natal. Se o porquinha-da-índia é muito jovem ou velha, os riscos aumentam acentuadamente. Em ambos os casos é recomendável ter em mão o nome e o telefone de um veterinário especialista em pequenos animais exóticos e silvestres, porque certamente você precisará dele!

Quais são os fatores importantes na gestação das porquinhas-da-índia?

1 - O fator mais importante no sucesso da criação é que as mães não sejam muito velhas nem muito novas no momento da primeira cria. Recomenda-se que não sejam emprenhadas antes dos cinco e após os sete meses de vida.

2 - Em segundo lugar, que a dieta das porquinhas durante e depois da gestação seja nutritivamente adequada ao momento. Gestantes tem necessidades nutritivas especiais e precisam ingerir maiores quantidades de água fresca, vitamina C e cálcio.

3 - O terceiro fator mais importante é que as porquinhas-da-índia não podem estar muito gordas.


4 - Os porquinhos-da-índia machos são quase todos bons reprodutores. Mesmo após orquiectomizados (castrados) eles mantem o instinto de montar nas fêmeas e em outros machos, pois deste modo eles buscam a liderança no grupo. Por isso, se sua fêmea está prenhe, separe-a do macho para evitar que ela fique estressada com as sucessivas investidas dele.
5 - Se sua fêmea for de pelagem longa, mantenha os pelos ao redor da vulva aparados e limpos.


6 - Porquinhos-da-índia, machos ou fêmeas, NUNCA devem ser mantidos  em cercados ou gaiolas pisando diretamente em arames, grades ou telas, ou em pisos com espaçamento. Pisar constantemente em superfícies assim  rapidamente provoca inflamações nos dedos dos porquinhos, machucando-os e possibilitam a contaminação dos ferimentos por bactérias causadoras da pododermatite.  Animais mantidos em superfícies como estas, deformam os pés e articulações, estendendo-se os danos à coluna vertebral. Imagine o que provocam nos pezinhos das pesadas porquinhas-da-índia gestantes!
  
porquinha-da-índia prenhe em granja no Peru, onde a criação é voltada para o consumo. Tipos de superfícies como a da imagem machucam os porquinhos.


7 - As porquinhas prenhes chegam a dobrar em peso. Evite manuseá-las principalmente no final da gestação. Elas ficam terrivelmente inchadas e muito desconfortáveis nesta fase. Procure aloja-las individualmente durante após os 40 dias de gestação, ou pelo menos num cercado com o menor número possível de companheiras.
 

Problemas comuns na gestação e no pós-parto

Toxemia da gravidez ou cetose:

A ocorrência de natimortos e abortos em porquinhas-da-índia são mais frequentemente associados com toxemia gravídica ou cetose. Cetose uma condição comum em seres humanos e em outros mamíferos. Ela ocorre quando o corpo queima uma grande quantidade de gordura em resposta a níveis inadequados de glicose no sangue ou de glicogênio acessível no fígado. Dois fatores são responsáveis ​​por essas condições em porquinhas-da-índia :  
  • alimentação inadequada e nutritivamente pobre durante a gravidez;
  • fêmeas muito obesas para começarem a procriar. 
Também as porquinhas com privação alimentar e nutricional no terceiro último período de gestação sofrem o risco.  São muitos fatores que podem levar os porquinhos a não obterem nutrientes necessários durante a gestação e logo após o nascimento : pouca disponibilidade de comida, alimentos inadequados e nutritivamente pobres incapazes de atender suas necessidades específicas, infecções das mamas (mastite), falha do útero para se limpar adequadamente após o parto (metrite) e desidratação. Algumas linhagens de porquinhos-da-índia são geneticamente mais propensos  para desenvolver a doença. Toxemia gravídica ou cetose é mais comum durante a primeira ou a segunda gravidez de uma porquinha.

Os sinais da doença aparecem de repente e progridem rapidamente. A porquinha pára de comer e beber e logo desidrata-se. As fezes podem se tornar amolecidas, mucóides ou cobertas por muco. Conforme a doença avança, a porquinha se tornará cada vez mais fraca, desenvolverá respiração difícil emuitas vezes morrem entre dois e cinco dias. Estas porquinhas ficam hipoglicêmicas, isto é, o açúcar no sangue (glucose) fica anormalmente baixo (inferior a 60mg/dl). A sua urina normalmente básica (alcalina) torna-se mais ácida (o pH da urina normal é 9). Devido à perturbação do metabolismo seu fígado produz ácido acetoacético em excesso, acetona e B-hidroxibutírico (cetónicos). Proteínas e cetonas são também derramados na urina. Tudo isto pode ser rapidamente detectado com exames de sangue e de urina.


 Não há nenhum tratamento consistentemente eficaz para esta doença de modo que a prevenção é a chave. Evitar a obesidade, a gravidez tardia e a precoce, bem como o estresse durante a gestação



Não reproduza porquinhos-da-índia em casa e sem assistência veterinária especializada. Não deixe sua porquinha procriar, principalmente se ela for demasiado jovem (antes dos cinco meses) ou idosa. Tenha certeza que seus porquinhos tomam doses adequadas de vitamina C. A necessidade de vitamina C (ácido ascórbico) aumenta durante a gestação e acredita-se que as deficiências limítrofes de ácido ascórbico contribuem para um nível elevado de abortos e natimortos entre porquinhos-da-índia.

Os sinais iniciais de escorbuto - doença provocada pela carência de vitamina C - em porquinhos são inicialmente vagos, confundindo-se com sinais de outras doenças. Os sinais incluem anorexia (falta de apetite), pelos arrepiados e opacos, apatia, fraqueza e hemorragias subcutâneas. Depois, podem ocorrer o alargamento articular e a dor nas articulações. Porquinhos com escorbuto, muitas vezes rangem os dentes e geralmente ficam com o corpo dolorido, ressentindo-se com a manipulação. Também deixam de caminhar e passam a se locomover aos pulinhos, semelhante aos sapos, por causa das dores.

Lembre-se que a vitamina C decompõe-se rapidamente, especialmente sob os efeitos da umidade, do calor e da luz. Portanto, não mantenha uma ração com vitamina C guardada por mais de dois meses. Dê às porquinhas alimentos ricos em vitamina C ou suplemento em gotas. Não é recomendável adicionar as doses de vitamina C na água do bebedouro. Recomenda-se dar diariamente,  por via oral, cinco gotas de vitamina C da gestação ao final da amamentação. 
 A falta de higiene também pode facilitar infecções bacterianas porStreptococcus, Pasteurella bordatella e aumentar a incidência de natimortos e abortos.
  

Distocia ou parto difícil:
Distocia ou parto difícil é relativamente comum em porquinhas-da-índia. Está associada com o fracasso da sínfise púbica, uma articulação no interior da pelve, em relaxar completamente durante o nascimento para permitir que os bebês passem pelo canal do parto. Isso ocorre mais nas fêmeas cujo primeiro parto aconteça após os sete meses de idade, ou  antes dos cinco meses de idade. Outras causas são obesidade ou um ou mais fetos muito grandes. Os sinais clínicos que os bebês não passam através do canal são inespecíficos. Eles incluem a depressão, dificuldade ou desinteresse por comer (anorexia), corrimento vaginal sangrento marrom-esverdeado e sinais de cetose.
  
Em uma situação de gestação planejada e monitorada, o veterinário colocará o dedo pelo canal do parto e determinará se ele está largo o suficiente para os bebês passarem. Ele pode aplicar uma injeção intramuscular com o medicamento chamado ocitocina, de 0,2 a 3 unidades por quilograma. Alguns criadores profissionais induzem o parto dando às porquinhas gestantes 2 unidades de ocitocina no sexagésimo sexto dia de gravidez. A droga faz efeito dentro de vinte minutos. O veterinário avaliará a necessidade de dose adicional, mas sempre estará pronto para realizar manobras ou cesarianas nestes casos. Este procedimento é bastante complicado em porquinhas-da-índia, por causa da reação a anestésicos.

Recomenda-se isolar a porquinha-da-índia em trabalho de parto de outras porquinhas prenhes,     para evitar que estas comam a placenta, que contem ocitocina, e venham a abortar os seus bebês.
  

Agalaxia ou fluxo de leite insuficiente: 
Agalaxia  é a falta de leite, e também é comum. É o resultado de desnutrição, cetose , desidratação, mastite ou uma falta de ocitocina natural. Porquinhos órfãos ou aqueles cujas mães não têm leite precisam ser alimentados com mamadeira e papinha especial.  
Porquinhos que nascem com menos de 55 gramas raramente sobrevivem. Ninhadas de três ou quatro filhotes geralmente são bem sucedidas. Certifique-se de que os porquinhos menores consigam mamar porque os bebês maiores, mais vigorosos, disputam o acesso ao leite com eles. Verifique o leite com frequência . Qualquer evidência de que o leite é agregado e incolor ou que a glândula está arroxeada e dolorosa é sinal de infecção da glândula mamária (mastite). Em caso de mastite, os bebês precisam ser imediatamente separados da mãe para que ambos sobrevivam. Mastite provocada por estreptococos é relativamente comum em porquinhos-da-índia.

Como saber se a sua porquinha dia india esta prenha

como saber se o seu porquinha esta gravida.

Quando a porquinha da índia esta prenha ela engorda bastante(embora porquinhos da índia no geral ganham peso facilmente) se arrastam para andar e só se levantam para comer e beber água, ao deitar se deitam de lado. Essas são as características mais fáceis de se perceber se a sua porquinha esta prenha ou não.
essa esta prenha nao sei dizer de quanto tempo mais esta
Pregnant Guinea Pig
essa tbm notem como ela esta gordinha
e aqui o que voces teram no ceradinho apos 60 dias mais ou menos..

O que pode dar para o hamster comer

E agora, o que dou para ele comer? Esta com certeza é uma pergunta clássica, que todo criador novato faz.
Bem, o hamster come praticamente de tudo, e é ai que está o perigo, pois certos alimentos podem fazer mal para o seu bichinho.
Primeiramente, é muito importante variar a alimentação dele, pois como uma criança, enjoa rapidamente se a mesma comida for dada todo o dia e segundo é arranjar um comedouro pesado (eu recomendo o de inox) para que o hamster não possa virar e derrubar toda a comida no chão.A seguir, passarei uma lista de alimentos que podem ser dados ao seu hamster, para que assim, a dieta possa sempre ser mudada: 
Hamster Sírio comendo amendoim
Ração
Uma das fontes principais da alimentação do seu hamster, pois possui todos os nutrientes que seu animal precisa. Recomendo a ração da marca Alcon, que é especialmente desenvolvida para pequenos roedores, como o hamster. Há também no mercado vários mix de sementes que são muito nutritivas, o hamster adora e dificilmente enjoa.
 Frutas
Maçã, morango, pêra, uva, caqui e banana.Frutas secas não-cítricas.
 Verduras
Repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória e almeirão.
 Legumes
Cenoura, nabo, abóbora.
Mantendo uma alimentação saudável, é bem possível que seu hamster viva mais e melhor! (=
Outros tipos

Semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ovo cozido (há controvérsias sobre o uso de ovo, por conter hormônios), ervilha, milho cozido, flocos de milho sem açúcar, noz, amendoim, castanhas e passas.

No caso das frutas, verduras e legumes lembre-se de lavar bem e dar em pequena quantidade, para que o animal vá se acostumando com a textura do alimento. Não esquecer de dar verduras e legumes crus e sem tempero
.
Hamster Sírio e uva
Fotos de hamsters sírios por Marina Avila

O hamster precisa sempre ter água fresca à disposição. Somente a alimentação não é suficiente para sua hidratação completa. Recomendamos bebedouro tipo garrafinha com bolinha de metal na ponta, pois evita vazamentos.
Caso o criador do hamster seja uma criança, lembre a ela de não dar nenhum tipo de doce ao animal como: chocolate, bolacha, bolo, etc, pois além de ensinar ao animal maus hábitos alimentares, ele engordará demais ao ponto de não conseguir fazer exercícios, como brincar na rodinha, o que deixará o animal estressado ao ponto de poder levá-lo a morte.
Aproveitando, passarei uma outra lista do que NÃO se deve dar ao seu hamster comer:
Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), tomate, carne crua, abacate, pêssego, figo, ameixa, cereja, flores, cebola, cebolinha, alho, ração de coelho (contém hormônios), salgadinho e frituras em geral.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Erros mais comuns que um dono pode cometer

1. Alojamento muito pequeno
Este é um dos problemas mais comuns. Pet shops, e mesmo alguns veterinários indicam uso de gaiolas e não sabem indicar o tamanho apropriado e tipo de alojamento correto de um alojamento para porquinhos da índia. Veja a sessão Alojamento para informações corretas e seguras.
2. Porquinhos do mesmo sexo irão brigar
Errado. A melhor companhia para um porquinho da índia é um companheiro do mesmo sexo. São animais sociáveis, mas territorialistas. O quanto se darão bem depende muito mais da personalidade e temperamento do porquinho da índia do que do sexo dele. Mesmo dois machos podem conviver bem e viver felizes se não houver presença de fêmeas e se tiverem espaço suficiente, respeitando a forma correta de apresentar 2 porquinhos.
3. Não fornecer capim ou feno
Este é um grande erro. Muitas pessoas parecem não saber que porquinhos da índia precisam de capim ou feno, que contribuem para a saúde do sistema digestivo e dos dentes. Muitos compram o feno de alfafa, comum em pet shops, quando este deve ser fornecido para filhotes e gestantes, mas apenas como petisco para adultos. Veja a sessão Alimentação, e também o artigo Feno para maiores informações..
4. Não cuidar das unhas
Este é um problema comum. As unhas dos porquinhos da índia precisam ser aparadas a cada 4-6 semanas, para que não cresçam demais e se curvem, machucando as patas e causando infecções. Caso não se sinta seguro para realizar o corte de unhas, leve seu porquinho a um veterinário especializado para que ele faça isso pela primeira vez e lhe ensine. Observe algumas dicas na sessão Unhas. 
5. Colocar vitaminas na água
Não coloque vitaminas na água! O único suplemento que os porquinhos da índia precisam é a vitamina C. Polivitamínicos contêm outras vitaminas e minerais em quantidades que podem ser tóxicas aos porquinhos da índia. Mesmo a vitamina C, em contato com a água e com a luz, se deteriora rapidamente, além de fazer a água ficar com gosto ruim, desencorajando o porquinho da índia de bebê-la! Veja mais informações sobre a vitamina C na sessão Alimentação.
6. Rodas ou bolas grandes para exercício
Não cometa esse erro! Rodas ou bolas de exercício, mesmo que grandes, podem causar ferimentos na coluna, pés e tornozelos, difíceis de tratar, podendo até mesmo aleijar o animal. Forçam a coluna em um ângulo para o qual o porquinho da índia não tem flexibilidade. Não use esse tipo de produto.
7. A mesma comida, dia após dia...
Porquinhos da índia precisam de uma variedade de vegetais frescos e algumas frutas, assim como nós. Escolha verduras de qualidade, ricas em vitamina C e pobres em cálcio. Veja a sessão Alimentação, para mais informações.
8. Se eu tiver dois porquinhos, eles não vão se apegar a mim
Porquinhos da índia vivem em grupo na natureza, e em geral são muito mais felizes e saudáveis quando vivem em pares ou trios. Eles ainda vão se apegar a você!
9. Criar um casal [intacto] junto
Zele pela posse responsável. A menos que seu macho seja castrado, não o mantenha com uma fêmea. Além de colocar a vida da fêmea em risco pelas gestações, ainda que tudo corra bem, você terá de dar a todos os filhotes lares responsáveis com tudo que precisam. Seja um dono consciente!

Mas acho que cada u faz  que quer com seus bichinhos..

O que são porquinhos da índia?

Porquinhos da Índia são pequenos mamíferos roedores. São animais muito sociáveis que vivem em pequenos grupos. Na natureza são caçados por predadores, portanto de início mostram-se ressabiados e tímidos, muitas vezes fugindo ao contato. Porém, são animais muito dóceis, que se adaptam bem ao cativeiro, tendo uma expectativa de vida de 4 a 8 anos. Quando adultos, os machos medem cerca de 25 cm e pesam de 900 a 1200 gramas, enquanto as fêmeas costumam ser menores e mais leves, tendo em média 20 cm e pesando de 700 a 900 gramas.
   Classificam-se da seguinte forma:
• Reino: Animalia
• Filo: Chordata
• Classe: Mammalia
• Ordem: Rodentia (Roedores)
• Sub-ordem: Caviomorpha (Porquinhos da Índia e afins)
• Família : Caviidae (Porquinho da Índia)
• Sub-família: Caviinae (Porquinho da Índia silvestre)
• Gênero : Cavia
• Espécie: Cavia 
aperea tschudii (Porquinho da Índia silvestre) e Cavia aperea f. porcellus (Porquinho da Índia doméstico)

Você Sabia?

Apesar do nome que levam, os porquinhos da índia nada têm a ver com suínos, e nem mesmo são originários da Índia. O nome "porquinhos" refere-se ao som que produzem, similar ao grunhir dos porcos. Serem chamados "da Índia" é devido ao fato de serem originários da América do Sul, ou "Índias Ocidentais". Por terem os Europeus confundido a América do Sul com as Índias, deram este nome a estes animais que aqui encontraram. 


Qual a diferença entre o porquinho da índia selvagem e o doméstico?
O porquinho da índia doméstico possui o focinho mais arredondado, e apresenta diversos padrões de raças e cores, enquanto o porquinho da índia selvagem possui corpo maior e alongado, focinho pontiagudo e pêlo acinzentado. O preá normalmente é de hábitos noturnos, enquanto os porquinhos da índia domésticos costumam mostrar-se ativos durante o dia.

Gente comentem se tiverem duvidas ok??

Alimentação dos porquinhos da índia

    A alimentação é a base de uma boa saúde. Bons donos se preocupam em fornecer uma dieta adequada, aprendendo sobre as necessidades dos porquinhos da índia.
  

Uma boa alimentação deve incluir diariamente:

Feno em quantidade ilimitada
Vegetais frescos
Água fresca
Vitamina C
Ração apropriada
 

Feno ou Capim:

     O feno de capim ou capim fresco deve ser a base da alimentação do porquinho da índia. Deve estar disponível 24 horas por dia, em quantidade ilimitada.
     O feno é uma mistura de plantas desidratadas, mantendo seus nutrientes mas aumentando o tempo de armazenamento. Existem diversos tipos de feno, porém o feno indicado para os porquinhos da índia é o feno de capim. O feno de alfafa, mais facilmente encontrado em pet shops, é muito rico em cálcio, podendo causar problemas urinários em porquinhos da índia.
     O capim é um alimento natural dos porquinhos da índia, podendo ser fornecido fresco (bem lavado, colhido em local seguro, onde não esteja contaminado por poluição de carros ou urina de cães) ou em forma de feno. O feno de capim é muito importante para a manutenção dos dentes dos porquinhos da índia, que crescem continuamente. Além disso, as fibras do feno de capim são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo dos porquinhos, que são animais estritamente herbívoros.
     Leia mais sobre a importância do feno e sobre qual feno escolher na matéria feno.

 

Vitamina C:

     Os porquinhos não fabricam a própria vitamina C, assim como nós, humanos, portanto precisam recebe-la através de uma alimentação adequada. Os porquinhos necessitam cerca de 20mg/kg de vitamina C diariamente. A falta de vitamina C ocasiona diversos problemas (em especial o escorbuto, que pode levar à morte se não houver rápido tratamento). A vitamina C pode ser obtida através de ração específica para porquinhos da índia e vegetais variados; porém, caso a ração em uso não contenha a vitamina C, é recomendado suplementar a alimentação de seu porquinho da índia com vitamina C líquida (Vita-Vet C, Redoxon gotas, ou genérico), 2 gotas diariamente. 
     Não pingue a vitamina C na água do bebedouro! Além de a vitamina C se perder rapidamente em contato com água e a luz, os porquinhos bebem quantidades variadas de água (100 a 300ml por dia, no caso de adultos), não sendo possível desta forma garantir que ele esteja recebendo a quantia necessária. A melhor forma é dá-la diretamente ao porquinho. Pingue 2 gotas (20 mg) em uma colher, ou aspire diretamente do frasco com uma seringa de 1ml (sem agulha), e dê diretamente na boca do porquinho. Inicialmente ele pode estranhar e resistir, mas muitos porquinhos apreciam e aprendem a tomar a vitamina C diariamente sem problemas. Porquinhos doentes, gestantes ou amamentando precisam de vitamina C extra.
• Não use polivitamínicos, a menos que seja indicação veterinária por um tempo específico em caso de doenças. Caso faça uso, siga a instrução acima de jamais misturar à água do bebedouro.

Ração:

     A ração não deve ser a base da alimentação do porquinho, e não deve ser oferecida à vontade. Deve ser preferencialmente específica pra porquinhos da índia.
   Para que os porquinhos da índia tenham uma alimentação equilibrada, a escolha da ração é muito importante. O ideal é que se forneça ração específica para porquinhos da índia. A ração de coelhos deve ser evitada, pois não é balanceada de acordo com as necessidades nutricionais dos porquinhos da índia. Quando não for possível adquirir ração específica para porquinhos, pode ser dada uma ração para coelhos desde que não contenha hormônios e carne.
     É muito importante também o equilíbrio cálcio/fósforo, devendo estar o mais próximo possível da relação 1,5:1. O desequilíbrio desta relação pode ocasionar problemas, como cálculo urinário. Rações para coelho costumam ter uma quantidade grande de cálcio. Porquinhos absorvem metade de todo o cálcio que consomem, e para adultos, pode haver uma sobrecarga caso a dieta contenha cálcio demais. Muitas rações para coelhos possuem uma quantidade excessiva de vitamina D, o que é prejudicial, e uma quantidade de vitamina E muito baixa para porquinhos, o que pode levar a problemas reprodutivos e musculares.
     Lembre-se também de que nenhuma ração para coelhos conterá vitamina C, essencial para os porquinhos, sendo importante a suplementação com verduras e frutas frescas.
     No Brasil não existe ração específica para porquinhos da índia como pet. As mais próximas das necessidades dos porquinhos da índia são a Pet Valle e a Funny Bunny, sendo esta última mais indicada para filhotes por conter mais cálcio.

Vegetais:

    
     Na natureza, os porquinhos da índia se alimentam de vegetação, principalmente capim.
     É muito importante que, como animais de estimação, recebam além da ração, porções de vegetais frescos todos os dias, para que obtenham vitamina C e outros nutrientes. Além disso, principalmente os vegetais fibrosos servem para desgaste natural dos dentes.
     Lembre-se: não forneça nada que você mesmo não comeria, como legumes, verduras e frutas mal-lavados ou estragados! Dê vegetais frescos e limpos! Os vegetais podem ser servidos em porções (cerca de 1 copo) uma ou mais vezes ao dia. Prefira verduras escuras, pois em geral, contêm mais vitamina C.
     (Atenção, mesmo vegetais fibrosos não substituem o feno, que deve ser fornecido em quantidade ilimitada).